Focado numa necessidade do EAD da Universidade, desenvolvemos em parceria com vários professores do setor de Administração de Empresas um simulador de empresas que instiga os usuários a se engajarem nas operações rotineiras da empresa como a contratação de funcionários, treinamento de parceiros, montagem de linha, definição e manutenção da cadeia de suprimentos, aplicações financeiras e muitas outras ações.

O jogo é dividido em 5 partes para facilitar a ação dos jogadores:

* RH – Manutenção do pessoal. Envolve cálculo de parte da folha de pagamentos, treinamento, controle de absenteísmo e entrevista de contratação.

 

* Comercial – Definição de estratégia de distribuição, público alvo das linhas, pesquisa de mercado, contratação de parceiros, mídias, negociação com parceiros entre outras.

* Financeiro – Controle financeiro da empresa com demonstrativos dos setores, segmentados, tomada de empréstimos, aplicações financeiras, negociação com bancos.

* Produção/Logística: definição dos itens a serem comprados, gerenciamento de estoque de MP e de produtos acabados, Definição da cadeia de suprimentos e programação de entregas, negociação com fornecedores.

* Tomada de Decisão: Definição de metas para os diversos setores, adiciona uma camada extra de dificuldade ao jogo.

* Controle do professor: como é um jogo de cunho educacional, os professores tem uma área de acesso onde podem ter um panorama geral e acompanhar a evolução dos alunos.

 

O jogo permite ainda selecionar um modo avançado para uma ou todas as áreas deixando algumas tarefas mais simples para pessoas que não são daquela área, por exemplo fazer o cálculo da folha para estudantes de marketing. Assim pode-se focar os estudos apenas nos setores desejados.

O jogo ainda é simples o suficiente para pessoas que não tem muito conhecimento aprenderem alguns conceitos básicos da administração de empresas como, por exemplo, tomar a decisão de efetuar um custo qualquer.